Bem-vindos a uma jornada de amor-próprio, aceitação e crescimento pessoal.
Se você é uma mulher como eu, com certas limitações físicas, é provável que já tenha se sentido desencorajada por acreditar que o Yoga não é para o seu corpo. Muitas vezes, somos bombardeadas com imagens de praticantes de Yoga executando poses desafiadoras e acrobacias que parecem impossíveis para nós.
No entanto, quero compartilhar algo importante com você: o Yoga é muito mais do que poses mirabolantes. É uma filosofia prática que abrange uma variedade de técnicas, incluindo exercícios de respiração, música, limpeza do organismo, concentração, meditação e muito mais. O Yoga é uma jornada que pode ser adaptada para todos os corpos, e é isso que quero explorar neste artigo.
No Ocidente, o Yoga muitas vezes é reduzido ao Āsana, as posturas físicas. Isso pode levar as pessoas a acreditarem que atingir poses complexas é o principal objetivo do Yoga. No entanto, essa abordagem estreita nos impede de aproveitar plenamente os benefícios que o Yoga pode proporcionar em todas as áreas de nossas vidas.
As técnicas do Yoga vão muito além das posturas físicas. Por exemplo, a prática de Prānāyāma, exercícios de respiração, ajuda a melhorar o controle emocional. Mantras desenvolvem nossa capacidade auditiva e habilidades de expressão. Os Kriyā, exercícios de limpeza, contribuem para a saúde do corpo. Exercícios de relaxamento reduzem o estresse e melhoram o sono. E todos esses aspectos do Yoga também beneficiam nossa mente e energia.
No entanto, com a crescente popularidade das redes sociais, vemos cada vez mais postagens de Yoga com poses impressionantes feitas por pessoas que atingiram níveis avançados de flexibilidade e força. Embora essas pessoas sejam admiráveis, essas imagens podem afastar aqueles que têm corpos que não se encaixam no padrão estético amplamente aceito. Isso inclui pessoas com corpos fora do que é considerado “perfeito” e aquelas que estão envelhecendo.
É por isso que acredito que é fundamental para a comunidade do Yoga compartilhar imagens e histórias de praticantes “comuns”. Mesmo que você não consiga tocar as mãos no chão em um pādahastāsana ou vista um tamanho 46, ou até mesmo tenha 80 anos, sua prática é válida e inspiradora. O Yoga é sobre aceitar nossas imperfeições, enquanto continuamos a nos esforçar para melhorar, é sobre celebrar nossa jornada, não importa em que estágio estejamos.
Portanto, faço um apelo a todos os praticantes de Yoga, independentemente de sua experiência, forma física, flexibilidade, idade ou qualquer outra característica. Compartilhe sua jornada, sem vergonha, pois somos todos perfeitos em nossa imperfeição. Aceitar a si mesmo com todas as suas imperfeições é também uma forma de evoluir, uma lição que o Yoga nos ensina.
Lembre-se de que o Yoga vai além do tapete. Ele se pratica em nossas ações diárias, em nossa busca constante de autoconhecimento. O Yoga é para todos os corpos, e é uma jornada de amor-próprio e aceitação.
Se você já pratica Yoga ou está pensando em começar, assista a minha aula gratuita de Yoga inicial: